domingo, 1 de fevereiro de 2015

ATENÇÃO ! 4 GOLPES APLICADOS NO MERCADO IMOBILIÁRIO.

4 Golpes no Mercado Imobiliário

Infelizmente no mercado imobiliário existem também pessoas e empresas que agem de má fé e vivem de golpes dados nas pessoas de bem que pretendem comprar sua tão sonhada casa própria.
Muitas vezes os golpes causam muitos transtornos, sérios prejuízos e uma longa espera por uma decisão judicial que nem sempre pode ser favorável.
  • Mesmo pessoas mais experientes estão sujeitas a cair em golpes no mercado imobiliário, pois estes estelionatários estão cada vez mais arrojados e suas armadilhas mais e mais bem elaboradas.
Conheça mais sobre estes golpes no mercado imobiliário para que você possa se prevenir e não cair nas garras de um golpista. Neste artigo vamos exemplificar os 4 golpes mais usados no mercado imobiliário e te dar algumas dicas para não ser vítima deles.

1 – Quem chegar primeiro fica com o imóvel

Este é um dos golpes mais praticados e um dos mais antigos do mercado imobiliário. O proprietário do imóvel o vende para várias pessoas diferentes, quem pegar as chaves primeiro e mudar-se para imóvel pode aguardar a resolução na justiça habitando a residência. Geralmente este tipo de golpe terá que ser resolvido perante a lei e pode demorar um bom tempo, causando prejuízo financeiro e danos morais aos envolvidos. Na maioria das vezes antes que o golpe seja descoberto o antigo proprietário e/ou estelionatário já fugiu, dificultando ainda mais a solução do problema.

2 – Venda sem comum acordo

Esta é uma situação que um dos proprietários do imóvel efetua a venda sem o consentimento do conjugue. Segundo as leis vigentes no Brasil, mesmo em caso de separação é necessário o comum acordo para venda do imóvel independente do regime de casamento adotado. Neste caso para que a venda seja efetuada se usa uma procuração falsa. Quando a venda vier a ser questionada judicialmente ela poderá ser anulada.

3 – Localização falsa

No caso de compra de terrenos e lotes este é um dos golpes mais praticados. O “corretor” te leva até o empreendimento, mostra o imóvel efetua a venda e somente depois o comprador descobre que a localização do lote ou do terreno não corresponde ao que lhe foi apresentado. Neste caso se houver a possibilidade de entrar em acordo e solicitar o distrato, ótimo, caso contrário o comprador deverá recorrer à justiça.

4 – Golpe do saldo devedor

O golpista anuncia o imóvel geralmente com o valor da prestação abaixo do mercado para atrair mais facilmente os interessados. Na negociação ele afirma que existe uma liminar na justiça que deu ganho de causa aos mutuários reduzindo o saldo devedor. Quando o comprador concretiza o negócio e na maioria das vezes é induzido a pagar um sinal para garantir o negócio, descobre-se que foi engando e só lhe resta buscar seus direitos na justiça.
4 Golpes no Mercado Imobiliário

Dicas para não cair em golpes no mercado imobiliário

Desconfie de imóveis com valores muito abaixo do mercado

Todos que procuram por um imóvel levam em consideração vários detalhes, mas se preocupam principalmente com o valor da casa ou apartamento, se está dentro de suas possibilidades para que se possa efetuar a compra e obter o financiamento. Quando você for procurar um imóvel para comprar deve pesquisar os valores praticados pelo mercado para poder efetuar a pesquisa corretamente, pois sabendo a média de valores fica mais difícil cair no golpe da “oferta mirabolante”.
Ao se deparar com um imóvel com o valor muita abaixo do mercado desconfie muitas vezes os vigaristas utilizam destes golpes para atrair os compradores. Imóvel com valor baixo é uma armadilha no caso de:
  • Imóvel com dano estrutural sério e muitas vezes irreversível;
  • Dívidas e problemas legais em relação ao imóvel;
  • Imóvel construído em terreno invadido;
  • Futura desapropriação do imóvel.

Verifique toda a documentação antes de efetuar a compra

Para evitar problemas com os documentos é aconselhável que busque ajuda com um profissional especializado para verificar se todos os documentos estão em ordem, inclusive para investigar se os mesmos não são falsificados. O golpista pode conseguir uma cópia da escritura do imóvel junto ao cartório, falsificar os documentos como RG e CPF do proprietário, efetuar a venda e assinar como se fosse o verdadeiro dono do bem. Isso pode acontecer quando o falsário aluga uma casa e/ou apartamento e o coloca a venda indevidamente, recebendo inclusive os interessados em comprar o imóvel para visitar o mesmo.
Infelizmente são muitos os golpes praticados no mercado imobiliário. Por isso é preciso ficar atento para não cair literalmente no conto do vigário. Sempre verifique a documentação e busque informações sobre o corretor no CRECI
Lembre-se de um velho ditado: Quando a esmola é demais o santo desconfia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

H Imóvel

“Brasil S/A – A Máquina Que Cobra Pra Não Funcionar”

Imagine um país onde você compra uma máquina caríssima, descobre que ela veio sem peças, sem m...